Postado em 27/12/2021

Enquanto a linguagem dos seres humanos têm centenas de caracteres, a linguagem de máquinas consiste em apenas dois dígitos: zero e um - o sistema binário.

 

As linguagens de programação fazem a ponte entre a linguagem humana e a linguagem de máquina. Há dezenas de linguagens de programação, reunidas em diversos paradigmas, cada uma adequada a certas aplicações.

 

Na linha do tempo, temos a  linguagem C, Java,  e  Python. Vamos falar sobre Python,  uma linguagem de  código aberto,  conhecida por sua simplicidade e legibilidade, lançada em 1991 por Guido Van Rossum.

 

Uma linguagem de programação acessível e versátil

Uma das aplicações mais comuns de Python está relacionada às atividades ligadas à Ciência de Dados. Com Python é possível coletar, organizar e salvar informações de páginas da Internet, monitorar redes sociais, construir um site ou app, criar jogos, implementar algoritmos de machine learning, criar aplicações de Inteligência Artificial (IA) etc.

 

Python é uma linguagem interpretada ─ embora também passe por um processo de compilação, como o Java. Em Java, o código é compilado para bytecode e depois interpretado pela Java Virtual Machine. Em Python, também existe a Python Virtual Machine; mas, geralmente as distribuições empacotam estas fases, deixando tudo transparente para o usuário. 


 

Python é uma linguagem ágil, fácil e objetiva. Essas características tornam fácil seu aprendizado e fazem com que seja  cada vez mais procurada. Além da sua simplicidade, Python conta com um modelo comunitário de desenvolvimento que é aberto e sem fins lucrativos.

 

As características da Python

As linguagens de programação podem ser classificadas de acordo com o paradigma, a estrutura de tipos de dados, o grau de abstração e a geração a que pertencem.

 

Quanto ao paradigma, a Python é considerada multiparadigma, embora seja essencialmente  orientada a objetos, assim como  C# e  Ruby. 

 

Em relação à estrutura de tipos, a Python é do tipo dinamicamente tipada. Como acontece também com a Ruby, o tipo das variáveis é definido em tempo de execução.

 

Em relação ao grau de abstração, Python e também Java, JavaScript e Ruby, são classificadas como de alto nível. Como já dissemos, é uma linguagem interpretada, mas que também passa pelo processo de compilação. 

 

Uma das características mais notáveis do Python é o fato de ser multiplataforma. Em plataformas Linux e Mac OS, o Python é nativo.

 

Ao ser comparada com outra linguagem de script como o JavaScript, Python pode ser usada em aplicações web full-stack, ou seja, trabalha tanto no front-end como no back-end.

 

É difícil aprender Python?

Se você está se perguntando se é muito difícil aprender Python, saiba que essa é considerada uma das linguagens de programação mais fáceis de aprender. Além disso, é uma das mais populares, principalmente por causa do seu uso muito frequente nas áreas de machine learning  e inteligência artificial.

 

De acordo com a lista anual das Principais Linguagens de Programação 2021, publicado recentemente pelo IEEE Spectrum Magazine, o Python figura no topo da lista (...). A classificação padrão de linguagem do IEEE traz a lista das 10 principais linguagens de programação ordenadas a partir do topo: Python, Java, C, C++, JavaScript, C#, R, Go, HTML e Swift. O índice coloca o Python em primeiro lugar pela distância de 29,93%, à frente do Java com 17,78%. (Fonte: Terra)

 

Python é a linguagem usada no Programa de Capacitação em Data Science e Data Intelligence 

No programa Oi Masterdados, promovido pela  Oi e  Faculdade Phorte,  é usada a versão gratuita Jupyter Notebook do Python.

 

O Jupyter Notebook é um aplicativo de código aberto que permite criar e compartilhar documentos que contêm código Python , equações, visualizações e texto narrativo. Entre suas aplicações, estão  limpeza e transformação de dados, simulação numérica, modelagem estatística, visualização de dados, aprendizado de máquina e muito mais.