Postado em 30/12/2021

Data Intelligence refere-se a todas as ferramentas e métodos analíticos que as empresas empregam para compreender melhor as informações que coletam. Os profissionais de inteligência de dados usam ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar e transformar grandes conjuntos de dados em insights que podem ser usados ​​para melhorar seus serviços e investimentos.

 

Enquanto a Business Intelligence é focada em dar sentido lógico aos dados e apresentá-los de forma acessível, a Data Intelligence se concentra mais na análise dos dados em sua forma mais pura. As cinco técnicas principais da inteligência de dados são:

 

  1. Descritiva: Trata-se de revisar e analisar dados para descobrir qual é o problema e o que pode ser feito para tomar decisões mais inteligentes.

  2. Diagnóstica: Trata-se de diagnosticar quais são as razões pelas quais os problemas surgem. O foco aqui é conhecer o problema. 

  3. Preditiva: O objetivo é fazer a previsão de um progresso através da análise de dados para prevenir possíveis eventos que possam surgir no futuro. 

  4. Prescritiva: Com o problema já constatado, a técnica baseia-se em concluir quais são as ações que devem ser tomadas para melhorar a situação do negócio. 

  5. Decisiva: Com os dados coletados, essa técnica é usada para recomendar quais ações tomar no futuro. 

 

O trabalho se concentra na compreensão de dados, na resolução de problemas e na análise de dados históricos para prever tendências futuras. 

 

Uma fábula para ilustrar o objetivo da Data Intelligence

A inteligência de dados é um sistema para fornecer dados confiáveis. Uma definição melhor é dada nas publicações da IDC de que “a inteligência de dados ajuda as organizações a responder a seis perguntas fundamentais sobre dados”. São elas:

 

  • Quem está usando quais dados?

  • Onde estão e de onde eles vieram (linhagem e procedência)?

  • Quando estão sendo acessados ​​e quando foram atualizados pela última vez?

  • Por que temos esses dados e porque precisamos mantê-los (ou descartá-los)?

  • Como estão sendo usados, ou devem ser usados?

  • Quais relacionamentos são inerentes aos dados e aos consumidores de dados?

 

Ao responder a perguntas-chave sobre quem, o quê, onde e quando de um determinado ativo de dados, a Inteligência de Dados mostra por que as pessoas podem usá-lo, educando sobre a confiabilidade e o valor relativo desse ativo. Ao compreender como um ativo foi usado no passado, sabemos como ele pode ser aplicado de forma inteligente no futuro.

 

A fábula, Os cegos e o elefante , fornece um ótimo exemplo da utilidade da Data Intelligence.

 

Na fábula, seis cegos tocam em partes diferentes de um elefante e chegam a seis conclusões distintas, porém precisas, sobre a mesma criatura. A inteligência de dados oferece uma visão ampla de um sistema que é muito vasto para ser compreendido por qualquer indivíduo. Ao sintetizar múltiplas perspectivas em uma visão compartilhada, ela permite visualizar o sistema: o elefante em sua totalidade.

 

Como trabalhar como Data Intelligence?

Profissionais em Data Science e Data Intelligence deixaram de ser profissões do futuro para se tornarem cargos desejados pelas empresas. Nosso cenário de bilhões de dispositivos inteligentes conectados está criando as data-driven companies, baseadas em negócios digitais, que precisam de profissionais qualificados, capazes de analisar e utilizar esses dados para encontrar formas de reduzir custos, economizar tempo, desenvolver novos produtos e, principalmente, tomar decisões mais inteligentes.

 

Se você quer ser um profissional de inteligência de dados, deve saber um pouco de Estatística, Programação, Machine Learning, Inteligência Artificial e Visualização de Dados. 

 

O melhor caminho para iniciar uma jornada nesta área é o Programa de Capacitação em Data Science e Data Intelligence da Oi e da Faculdade Phorte. Além da alta qualidade do curso e da certificação profissional, você ainda terá a oportunidade de ser contratado pela Oi. 

 

Não fique de fora, inscreva-se agora mesmo!