Postado em 18/11/2021
O Cientista de Dados é o profissional que combina conhecimento de negócios com técnicas de análise de dados para gerar insights que vão orientar a tomada de decisões no negócio. É uma profissão em alta e com excelente remuneração.
 
Todas as empresas têm à sua disposição uma quantidade inesgotável de dados, mas há poucos profissionais que sabem usar esses dados de modo a extrair informações úteis.
 
O Cientista de Dados é o profissional que cria modelos preditivos usando algoritmos para extrair e analisar uma quantidade gigantesca de dados. Ele ajuda empresas a encontrarem padrões ocultos que permitem prever tendências e otimizar processos de negócios para alcançar melhores resultados.
 
Por isso não é surpreendente se deparar com notícias assim:
 
A área de dados vai criar até 1,7 milhões de novas vagas ainda este ano.
Fonte: Fórum Econômico Mundial (2021)
 
Profissionais de dados estão entre os top 4 mais procurados.
Fonte: IDG - State of CIO(2021)
 
As maiores startups e empresas do país possuem vagas abertas para Analytics Engineer.
Fonte: Linkedin e Glassdoor (2021)
 
Em 2021, a procura por profissionais de dados cresceu 485%.
Fonte: Intera (2021)
 

Como surgiu a profissão de Cientista de Dados?

O termo ciência de dados é novo, mas a prática da análise de dados remonta à Segunda Guerra Mundial e teve grande impulso com a corrida espacial nas décadas de 1970 a 1990. 
 
No entanto, por conta da dificuldade de processamento e armazenamento, assim como o acesso restrito a recursos computacionais, as aplicações de análise eram isoladas e não escaláveis; mas, tudo isso mudou rapidamente no início do século XXI.
 
A popularização dos computadores pessoais fez com que o custo de armazenamento de dados caísse drasticamente, linguagens abertas para análise de dados (como R e Python) começaram a se popularizar, os softwares estatísticos se multiplicaram e a análise de dados, chamada de Analytics, deixou de ser domínio exclusivo dos profissionais de estatística.
 
O boom das tecnologias móveis trouxe a popularização dos smartphones, bilhões de pessoas e seus dispositivos passaram a gerar zettabytes de dados usando as mídias sociais, criando o big data.
 

O que é o Big Data?

“Big Data é o termo em tecnologia da informação que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados” (I2AI - International Association of Artificial Intelligence).
 
O big data levou à proliferação de ferramentas cada vez mais potentes e fáceis de usar e abriu o universo da análise de dados para profissionais de diversas áreas, possibilitando uma abordagem multidisciplinar dentro das empresas.
 
É no cenário recente de um volume estratosférico de dados que o Data Scientist se tornou “visível” para o grande público e vem sendo amplamente cobiçado no mercado de trabalho.
 

O que fez o Cientista de Dados ficar tão em evidência?

O acontecimento que colocou os holofotes sobre a ciência de dados foi o artigo que DJ Patil e Jeff Hammerbacher escreveram em 2012 na Harvard Business Review chamando o cientista de dados de “o trabalho mais sexy do século 21”.
 
Mentes brilhantes por trás do LinkedIn e Facebook, Patil e Hammerbacher descreveram o cientista de dados como “um profissional de alto escalão com treinamento e curiosidade para fazer descobertas no mundo do big data”.
 
Faz tão pouco tempo que a Data Science está em evidência que a maioria dos cientistas de dados de hoje terminaram a faculdade nos últimos dois anos.
 
Ou seja, você chegou no momento certo. Imagino que a pergunta na sua cabeça agora é:
 

Como eu me torno um Cientista de Dados?

O melhor caminho para você é o programa de capacitação em Data Science e Data Intelligence, uma parceria da empresa Oi e a Faculdade Phorte.
 
Este curso fará de você um profissional certificado para ajudar empresas a se tornarem capazes de tomar decisões de forma inteligente através da análise de dados.
 
Além de receber a melhor capacitação profissional, você ainda terá a possibilidade de ser contratado pela Oi.
 
Conheça o programa de capacitação que vai mudar sua vida profissional em 7 meses
- Programa de Capacitação em Data Scienece de Data Intelligence