Postado em 23/11/2021
Embora a extração e a análise de informações sejam práticas  usuais no meio corporativo, sua popularização e importância tiveram um boom com o advento do Big Data.
 

O que é o Big Data?

Big Data pode ser descrito como um conjunto enorme de dados,  estruturados ou não, resultante  das intensas interações de bilhões de pessoas nas redes sociais e nos sites de comércio eletrônico. Ou seja,  Big Data é o volume cada vez maior de dados gerado pelos bilhões de dispositivos inteligentes conectados através das redes e mídias sociais.
 
Mas, de que adianta para uma organização acumular este grande volume de dados? Não adiantaria nada se informações não pudessem ser dele extraídas! Então é isso: a Era do Big Data se caracteriza pela necessidade de se analisar esses dados  e convertê-los  em informação preciosa para governos e negócios. E isso implica em muitos desafios a serem superados, pois  a maioria consiste de dados não-estruturados, cujo potencial ainda não foi totalmente explorado e precisa de técnicas mais complexas para sua exploração.
 

A prática de guardar e estruturar dados começou com o Big Data?

Embora o Big Data seja um termo muito recente, a humanidade sempre conviveu com uma grande quantidade de dados que eram armazenados de formas distintas ao longo do tempo. Temos evidências de registro de dados através de pinturas que datam de 18.000 a.C.
 
O uso de uma linguagem estruturada para registrar  informações tornou-se mais comum a partir de 3.500 a.C. com a invenção da escrita. Os “registros de contabilidade” gravados nos tabletes de argila de Uruk, datam desta época.
 
Mas, se  a história da humanidade é marcada  por um grande volume de dados, porque só agora falamos em Big Data? A resposta é simples: é porque a revolução digital fez com que o volume de informações criado pela geração atual   seja milhões de vezes maior que o gerado nas gerações anteriores.
 
Veja essas informações para que você tenha noção de como é grande esse volume de dados. Em 2020:
Foram enviadas 100 bilhões de mensagens por dia no WhatsApp.
Foram enviadas mais de 59 milhões de mensagens por minuto no Facebook.
Foram enviados mais de 190 milhões de e-mails por minuto.
Foram processadas pelo Google  mais de 3 bilhões de pesquisas por dia em todo o mundo.
Foram enviadas  mais de 500 milhões de mensagens por dia  pelo Twitter.
 
 
Diante deste cenário, o Gartner cunhou o  termo Big Data  para descrever essa nova ordem de grandeza da quantidade de dados produzidos pela Era Digital.  Esses volumes vêm sendo progressivamente expressos em PetaBytes (250 Bytes),  em ExaBytes (2060 Bytes), em ZettaBytes (270 Bytes) ... Mas, muito além do volume, o grande interesse em Big Data está em seu potencial econômico. 
 
 
 

Quais são os Vs do Big Data?

O analista Doug Laney publicou um artigo em Fevereiro de 2001, intitulado “Gestão de dados 3D: Controlar o volume de dados, velocidade e variedade”descrevendo as três dimensões básicas do Big Data. Seus 3 Vs tornaram-se as três dimensões geralmente aceitas que definem Big Data:
 
 

Velocidade-Volume-Variedade

1. Volume 
2. Velocidade 
3. Variedade –  
 
Pouco tempo depois duas outras dimensões foram incluídas no conceito do Big Data:
 
4. Veracidade
5. Valor
 
Mais recentemente, vários especialistas propuseram que outras cinco dimensões fossem integradas ao conceito do Big Data:
 
6. Variabilidade
7. Validade
8. Vulnerabilidade
9. Volatilidade
10. Visualização 
 

Qual o futuro do Big Data?

Nos últimos anos, houve um aumento considerável nas startups de Big Data e cada vez mais empresas estão adotando e avançando em direção ao Big Data. Esse movimento, aliado a notícias do surgimento da Web 3.0 e da criação do Metaverso, deixam poucas dúvidas de que a Era do Big Data está apenas começando. 
 
Hoje trabalhar orientado a dados é crucial para as organizações corporativas. Isso é fruto do Big Data: toda empresa precisa passar pela transformação digital e se tornar uma data-driven company. E isso veio para ficar. 
 

Como fazer para trabalhar com o Big Data?

Segundo um estudo da Robert Half, o salário médio mensal para o profissional de Big Data varia de R$6.000 a R$35.000,00. Claro que, para atingir o topo da carreira, requer muita experiência!
 
Se você quiser trabalhar com Big Data, você precisará de habilidades analíticas, criatividade, conhecimento em matemática, TI, , habilidades estatísticas e competências em gestão e governança de dados.
 
A melhor maneira de começar essa jornada é através do Programa de capacitação em Data Science e Data Intelligence, clique aqui e conheça a formação que é fruto de uma parceria da empresa Oi com a Faculdade Phorte.