Postado em 23/12/2021

"A arte de persuadir tem uma relação necessária com a maneira pela qual os homens consentem naquilo que lhes é proposto e com as condições da coisa que se quer fazer crer. A maneira mais natural é a do entendimento, pois (...) persuadir consiste tanto em agradar quanto em convencer; de tal forma, os homens se governam mais pelo capricho do que pela razão. Assim, nunca pode ser posta em dúvida uma demonstração natural de persuasão em que foram observadas essas circunstâncias; e nunca poderão ter força as demonstrações em que faltem esses elementos." (Blaise Pascal, 1658).

 

Você já deve saber que a ciência de dados combina vários campos, técnicas e ferramentas para extrair valor dos dados. Os cientistas de dados combinam uma variedade de habilidades para analisar dados coletados da web, smartphones, clientes, sensores e outras fontes para obter insights acionáveis.

 

Mas, o que são esses insights acionáveis? Os insights acionáveis representam ações tangíveis que podem ser usadas para melhorar um  site ou  campanhas on-line para promoção de um negócio. Ou seja, o Data Scientist analisa montanhas de dados para apoiar a descoberta de padrões em conexão com o negócio e extrair insights que auxiliem na tomada de decisão daqueles que estão empenhados em melhorar o poder de persuasão   de um site, de uma  marca, de um  produto, etc.

 

Como dizem Alberto Semeler e Marcelo Walter no estudo A Arte e a Ciência de Dados na era digital, “nosso contato com os dispositivos tecnológicos digitais está sempre numa lógica binária: transcodificar nossa existência biológica para o código binário gerando um dilúvio de dados”. Todos esses dados produzidos por nós são uma espécie de commodities que alimentam longas cadeias de bases de dados que movimentam nossa cultura digital.

 

Um caçador de insights acionáveis

No mundo hiperconectado de hoje as pessoas estão gerando dados o tempo todo. Esses dados revelam padrões de comportamento e preferências, vícios, manias, medos e desejos que, em grande parte, são inconscientes.

 

Quando um analista de dados examina os milhares de dados que você produz, ele está se perguntando: que história esses dados contam? Quais segredos escondem? Quais são os padrões inconscientes que  podem ser descobertos aqui? Que informações podem ser extraídas que sejam úteis para prever e influenciar comportamentos e hábitos de consumo?

 

Antes que você pense que “não há nada aí”, responda uma pergunta: se alguém analisar, minuciosamente, o extrato do seu cartão de crédito nos últimos seis meses, você tem certeza que o analista de dados  não descobrirá nada que você não sabe?

 

Quando o analista de dados descobre padrões, como os tipos de restaurantes que você frequenta, os lugares onde você faz compra ou os produtos que você sempre adquire, ele passa a ter em mãos insights acionáveis que podem ser usados em campanhas de marketing, projetos de saúde pública, programas políticos, ações religiosas, etc.

 

Ciência de Dados = Arte & Engenharia

Sejamos sinceros, a maior parte de nós sabe muito pouco sobre o dom de conquistar o público, influenciar os indecisos e converter a oposição. Poucos superpoderes são mais desejados por empresários e executivos, tanto de multinacionais ou de barraquinhas de praia, do que o poder da persuasão. 

 

David Matos, especialista em TI e negócios, diz que “a Ciência de Dados é uma mistura de arte com engenharia. Reconhecer padrões nos dados, considerar que questionamentos devem ser feitos e determinar o melhor algoritmo para extrair a informação, seria o lado 'arte' da Ciência de Dados. Entretanto, para que a arte seja realmente útil, o lado ‘engenharia’ determina os processos específicos para que  os objetivos sejam atingidos”.

 

A Engenharia na Ciência de Dados envolve a preparação dos dados, a análise exploratória, a visualização e a extração dos insights dos dados. No entanto, nem sempre os dados contam a  estória que você espera ou do jeito que você espera. Descoberta é parte crucial do trabalho de um cientista de dados. Na verdade, diz David Matos, esta é uma das partes mais interessantes do trabalho, pois você nunca sabe com precisão o que os dados podem revelar.

 

Quando a estória é revelada e os insights acionáveis são postos na mesa, a Ciência de Dados se torna o superpoder que cada vez mais empresários e executivos querem dominar ─ o que explica a demanda altíssima por este profissional no mercado de trabalho.


Se você se interessou pelo assunto, conheça o Programa de Capacitação em Data Science + Data Intelligence doa Oi Masterdados e da Faculdade Phorte! Te torne-se um profissional capacitado da  para a carreira que mais cresce no mercado.