Postado em 21/10/2021

Há uma infinidade de recursos excelentes sobre ciência de dados, e pode ser um pouco difícil saber por onde começar. Este artigo lista alguns dos blogs e sites mais úteis para todos os públicos, desde especialistas em ciência de dados até completos iniciantes. Além de trazer orientação e recursos de aprendizado, esta lista de blogs de ciência de dados também está repleta de sites para acompanhar as últimas notícias, tendências e opiniões de profissionais.

Se você está começando e deseja saber um pouco mais sobre o assunto, confira também nossa lista dos melhores livros sobre ciência de dados para novatos (link).

1. Data Science Central

Administrado por: Vincent Granville
Link do site: DataScienceCentral.com

O Data Science Central faz exatamente o que o nome sugere e funciona como uma central de recursos on-line para todo tipo de conteúdo relacionado à ciência de dados e ao Big Data. O site aborda uma ampla variedade de tópicos de ciência de dados sobre análise, tecnologia, ferramentas, visualização de dados, códigos e oportunidades de emprego. Especialistas do setor contribuem com discussões e informações sobre os principais tópicos.

O site é atualizado com frequência: quase duas publicações por dia são feitas pelos colaboradores. Além disso, há um fórum da comunidade que permite participar de discussões e tirar dúvidas.

2. SmartData Collective

Administrado por: Social Media Today
Link do site: SmartDataCollective.com

O SmartData Collective é um site comunitário com foco em tendências de business intelligence e gerenciamento de dados. Assim como o Data Science Central, ele também traz informações sobre ciência de dados por meio de contribuições de especialistas do setor. Enquanto o Data Science Central se concentra diretamente na ciência de dados de modo geral, o SmartData Collective faz uma abordagem mais ampla do campo e da intersecção da ciência de dados com os negócios.

3. What's The Big Data?

Administrado por: Gil Press
Link do site: WhatsTheBigData.com

O What's The Big Data? traz uma abordagem diferente para a ciência de dados, dedicando-se ao impacto da transformação do Big Data no gigante digital de hoje. O fundador do blog, Gil Press, tem uma relação íntima com o Big Data e a ciência de dados, já que dedicou sua carreira à pesquisa sobre dados, e agora administra uma empresa de consultoria.

Em seu blog, Press explora como o Big Data interage com nossas vidas e influencia todos os seus aspectos, desde a tecnologia e os negócios até o governo e a política. Ele oferece uma fonte de notícias e opiniões sobre o mundo dos dados.

4. No Free Hunch

Administrado por: Kaggle
Link do site: Blog.Kaggle.com

Este blog é um pouco diferente dos outros, oferecendo em primeira mão um olhar sobre a mente dos cientistas de dados, além de tutoriais e notícias. Este é o blog do site de ciência de dados Kaggle, que realiza projetos e competições de ciências de dados que desafiam cientistas de dados a criarem os melhores modelos para os conjuntos de dados em destaque. Organizações podem publicar seus problemas de dados com um prêmio em dinheiro, e os profissionais podem se inscrever para resolvê-los. A participação coletiva assegura que os experimentos sejam inovadores e interessantes, oferecendo diversas perspectivas que servem como aprendizado para os visitantes.

Mais de 200 competições já foram realizadas, inclusive algumas de alta visibilidade, como para melhorar o reconhecimento de gestos do Microsoft Kinect e aprimorar a pesquisa do bóson de Higgs na CERN, além do notório prêmio de US$ 3 milhões da Heritage Health pela otimização das previsões de pacientes que precisarão comparecer aos hospitais. O blog oficial da Kaggle faz uma cobertura detalhada dessas competições, realizando entrevistas nas quais os ganhadores explicam os métodos que usaram para resolver os problemas de ciência de dados. O blog também traz notícias e tutoriais para entusiastas da ciência de dados de todos os níveis de conhecimento.

5. insideBIGDATA

Administrado por: Rich Brueckner
Link do site: InsideBIGDATA.com

O foco do InsideBIGDATA é a parte de aprendizado de máquina da ciência de dados. Ele traz conteúdo sobre Big Data na TI e nos negócios, aprendizado de máquina, aprendizagem profunda e inteligência artificial. Convidados especiais compartilham seus pontos de vista sobre o setor, enquanto notícias e artigos selecionados pelo editor destacam acontecimentos importantes na área. Todos os artigos são organizados por tópico para que os visitantes possam explorar o assunto de seu interesse. O blog também mantém uma série de recursos sobre eventos, empregos, relatórios de pesquisa e muito mais. Trata-se de um ótimo recurso para quem quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o aprendizado de máquina.

6. Simply Statistics

Administrado por: Jeff Leek, Roger Peng e Rafa Irizarry
Link do site: SimplyStatistics.org

Se você é apaixonado por estatísticas, este blog é para você. Os três professores de bioestatísticas que administram o blog publicam uma infinidade de conteúdo sobre estatísticas no Big Data e como elas são usadas pelos cientistas de dados nas mais diversas áreas, incluindo a deles. Para estatísticos iniciantes que desejam começar sua carreira, o blog também traz entrevistas com cientistas de dados sobre suas trajetórias profissionais e seus trabalhos no setor.

7. Datafloq

Administrado por: Mark Van Rijmenam
Link do site: Datafloq.com

O Datafloq é administrado por Mark Van Rijmenam, autor de “Think Bigger: Developing a Successful Big Data Strategy for Your Business” (Pense grande: desenvolvendo uma estratégia de Big Data para sua empresa) e é um ótimo recurso sobre o Big Data na ciência de dados. O blog se concentra nos aspectos comerciais do Big Data e em como as organizações podem usar a ciência de dados a seu favor. Ele também traz informações sobre tendências de tecnologia, como blockchain e inteligência artificial. Apesar de funcionar principalmente como uma fonte de artigos e informações, o Datafloq também serve para conectar profissionais com vagas de emprego, fornecedores, eventos e treinamentos.

8. Data Science 101

Administrado por: Ryan Swanstrom
Link do site: 101.DataScience.Community

Para todos que desejam embarcar no campo da ciência de dados, este é um ótimo ponto de partida (apesar de seu conteúdo denso). Ryan Swanstrom já trabalhou na área de ciência de dados na Microsoft, na Wells Fargo e em empresas do setor de defesa que prestam serviços ao governo dos EUA. Atualmente, ele presta consultoria como diretor de ciência de dados da Unify Consulting. Neste blog, ele compartilha sua valiosa experiência, dicas e conselhos sobre como ser um cientista de dados bem-sucedido. O blog existe desde 2012 e conta com um vasto acervo que vale a pena explorar, trazendo um registro útil das discussões sobre ciência de dados nos últimos anos.

9. Dataconomy

Administrado por: Dataconomy Media
Link do site: Dataconomy.com

O Dataconomy é outro recurso para aqueles que aspiram ser cientistas de dados. Ele traz as típicas notícias sobre Big Data e tendências de tecnologia, além de editoriais de especialistas do setor. Porém, o que o diferencia dos outros sites de ciência de dados são seus recursos para construir uma carreira em ciência de dados. O site oferece uma biblioteca gratuita de pesquisas de TI e guias introdutórios para iniciantes. Para aqueles que já estão inseridos no setor e desejam continuar avançando, o site também traz um quadro de vagas de emprego e um banco de dados de candidatos.

10. Data Science Report

Administrado por: Starbridge Partners
Link do site: StarbridgePartners.com/Data-Science-Report

Falando sobre recursos completos, o Data Science Report compila materiais em uma variedade de formatos para você mergulhar de cabeça na ciência de dados. O site reúne cursos gratuitos, artigos, livros, vídeos e TED Talks para ajudar cientistas de dados de todos os níveis. É possível filtrar os tópicos para encontrar informações específicas sobre como dar os primeiros passos, negociação salarial, entrevistas, tecnologia, redes sociais, marketing e tópicos que são “simplesmente interessantes”. Trata-se de uma central de recursos destinados a cientistas de dados em qualquer ponto de sua carreira ou a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre dados.