Postado em 10/01/2022

Data Science e Data Intelligence podem melhorar de muitas maneiras o planejamento estratégico nas organizações. Você já sabe que a Ciência de Dados entregou às corporações a capacidade de tomar decisões melhores. Fomentar o negócio com melhores ferramentas para a tomada de decisão é a principal atividade de  Business Analytics e de Business Intelligence. No entanto, a Ciência de Dados  tem muito mais a oferecer e, como veremos, pode ser usada como uma arma estratégica.

 

O que é uma arma estratégica?

Ao utilizarmos o Google para saber a definição de arma estratégica, obtivemos mais de 93 milhões de resultados. Um dos  primeiros é um artigo de uma revista de administração que diz que um Sistema de Informação Geográfica (SIG)  é uma arma estratégica para o Database Marketing. O autor afirma que esses sistemas são extremamente adaptáveis, permitem uma análise que seria inviável com outras ferramentas e que serão popularizados nos próximos dois anos. Ou seja, os tais sistemas dão uma vantagem estratégica aos seus usuários.

 

Vários resultados traziam a declaração do ditador norte-corerano dizendo que “o mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica” da Coréia do Norte. A arma seria estratégica porque mudaria o equilíbrio de forças na região e forçaria os EUA a mudarem sua política de hostilidade. Ou seja, mudaria o jogo, permitiria ao país adotar uma estratégia ainda mais agressiva no cenário internacional.

 

Mas, dentro do escopo de nosso interesse,  uma “arma estratégica” é algo que oferece uma vantagem competitiva, permite mudar o jogo, força o outro a jogar pelas suas regras, coloca o seu negócio um passo à frente.  Ulisses Nakazome diz que uma arma estratégica é algo que “altera as bases de competitividade, de estratégias e de operação das empresas”.

 

Como a Ciência de Dados pode ser uma arma estratégica para as empresas?

De acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company, empresas que adotam o Data Science possuem três vezes mais chances de executar tarefas conforme o planejamento. Veja abaixo alguns exemplos de como grandes e pequenas empresas têm usado a Ciência de Dados como arma estratégica.

 

1. Monsanto: ciência de dados ajuda na melhoria do trabalho e da lucratividade dos agricultores

A Monsanto aproveita a análise de dados para elaborar projetos otimizados de plantio. Para atender os agricultores que pedem orientação sobre quais sementes plantar, quanto, onde e quando; a empresa usa a ciência dos dados para fazer recomendações prescritivas para o plantio 

 

A Monsanto usa modelos matemáticos e estatísticos para planejar os melhores momentos e locais para o cultivo. O objetivo é maximizar o rendimento e reduzir a utilização da terra. Seu algoritmo de aprendizado de máquina atinge mais de 90 bilhões de pontos de dados em dias, em vez de semanas ou meses. E isso beneficia os agricultores de várias maneiras, como na redução e otimização da extensão da área de plantio.

 

  1. UPS:  Data Science permite a otimização de recursos e a personalização dos serviços com bases nos dados

 

A UPS é uma das maiores empresas de entrega do mundo. A empresa utiliza os dados para otimizar o transporte de pacotes. Suas ferramentas de planejamento usam machine learning para resolver desafios de logística e transporte e a inteligência artificial sugere rotas por conta própria. A plataforma supostamente economizou milhões de dólares para a UPS. 

 

  1. Airbnb:  Data Science garante inteligência em tempo real 

 

A Airbnb foi uma das poucas empresas que logo no início incluiu cientistas de dados em sua equipe. A Ciência de Dados tornou-se crucial na tomada de decisões no Airbnb em todos os aspectos da empresa, que se acostumou a ter seus problemas de alto nível resolvidos pela equipe de ciência de dados. O resultado foi que a startup teve um crescimento de 43.000% em apenas cinco anos.


 

Quantas empresas querem essa arma estratégica? Todas!. 


É por isso que profissionais  de Data Science e Data Intelligence são  disputados e bem remunerados. Se você quiser se tornar um profissional da carreira que mais cresce no mercado, conheça o nosso Programa de Capacitação em Data Science e Data Intelligence.